O papel foi inventado na China, há aproximadamente dois milênios, por Is ai Lun, um oficial da corte. Ele obteve a primeira folha, possivelmente triturando água com retalhos de seda, cascas de madeira e restos de rede de pescar.
A pasta resultante era despejada sobre uma tela de pano esticada por uma armação de bambu. Desta forma, enquanto a água escoava pela trama do tecido, aparecia uma película. Esta era depois polida e utilizada para
a escrita.
O segredo da fabricação do papel foi mantido por quinhentos anos, até que um monge budista o introduziu no Japão.
Os árabes, por sua vez, aprenderam os segredos de sua fabricação com alguns chineses, prisioneiros de guerra, em troca de sua libertação. Por volta de 751, introduziram-no na Europa.
Vários tipos de fibras vegetais são utilizadas na fabricação do papel. No Japão, inicialmente o papel provinha das fibras Koco, Gampi e Mitsumata (plantas das montanhas das florestas japonesas); mais tarde, outros materiais foram utilizados na sua confecção. No Brasil, é extraído principalmente da celulose obtida a partir do pinheiro e do eucalipto.
RECICLAGEM DE PAPÉIS
"Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma."( Lavoisier)
Formada em Biologia pela UFRRJ, venho ao longo de 23 anos de magistério procurando conscientizar os meus alunos sobre as questões ambientais.
Em 1995 surgiu a oportunidade de aprender a técnica da Reciclagem de papel e a partir desse conhecimento,desenvolvi diversos projetos ambientais levando em consideração o desperdício de materiais que poluem a natureza.
O papel é muito importante para ser desperdiçado!
Os nossos ancestrais registravam o dia-a-dia com imagens em rochas, o homem evoluiu e passou a utilizar fibras vegetais, o papiro constituiu o primeiro papel da humanidade!Hoje utilizamos o papel atual em larga escala. Registramos a passagem do homem pelo planeta e todos os acontecimentos através de impressos como documentos diversos, jornais revistas, livros...
Através da Reciclagem de papéis conscientizo o meu aluno quanto à participação dele no ambiente em que vive, pois para aprender a técnica da reciclagem, ele deverá perceber que a coleta seletiva "salva" muitos materiais da condição de LIXO e passa a se responsabilizar "lixo" que produz diariamente, zelando assim por um mundo melhor evitando o desperdício!
Reciclando Papéis
- Papéis diversos
- Liquidificador
- Telas de náilon em moldura de madeira
- Jornais
- Tecidos para absorver água
- corantes diversos( tintas guache, tecido, corante "xadrez"...)
- Bacia plástica
- Varal e pregadores de roupas
- Prensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário